O conto "Pensar axilas", de Alciene Ribeiro, inédito até então, foi publicado na edição de dezembro do SLMG - Suplemento Literário de Minas Gerais.
Em outubro de 2017, quando esteve no 9º Seminário do GPLV, em Três Lagoas, Alciene trouxe o original do conto, com registros que indicam o longo período de maturação da escrita (Natália Tano Portela, em sua dissertação, que estará disponível em breve, registra mais detalhes da ocasião e do conto).
"Pensar axilas" faz registro tragicômico de fobia sexual mesclada à erotização dos corpos desejados e desejantes, sendo os corpos apreendidos e despedaçados em subpartes que sufocam o erótico no instante mesmo em que ele se manifesta. O enredo dialoga com a sociedade de massas, com a indústria cultural, com questões de gênero e com as pequenas misérias da alma humana no exercício de seu medíocre existir. Alciene, no conto, refina ainda mais o seu peculiar e personalíssimo artesanato textual, com elipses, cortes, ritmo sincopado, inversões cronológicas e metáforas, entre outros tropos e recursos narrativos.