Acervo

PRIMEIRO CONTATO COM O ACERVO DE ALCIENE RIBEIRO


Maria do Socorro Pereira Soares Gonzaga Rodrigues do Carmo * 


     O acervo da escritora Alciene Ribeiro está hoje sob a guarda do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, que vem desenvolvendo pesquisas sobre a obra da escritora como orientador de TCC no Câmpus do Pantanal da UFMS e como orientador de mestrandos e doutorandos no Câmpus de Três Lagoas da UFMS.

        Oriundos da mesma cidade, Ituiutaba, Minas Gerais, e de um mesmo tronco familiar, a escritora e o professor mantém relações profissionais há décadas. Apresentamos, abaixo, algumas fotos e documentos do acervo que mostram esses aspectos.

Fonte: acervo pessoal da autora. 24 jan. 2014. 
Alciene, à esquerda, com familiares: a irmã Aparecida, a sobrinha Valéria, o irmão
Albéres, o sobrinho Rauer, a mãe Isaura, o irmão Zildomar e o marido, Rodolfo.

         A foto registra a escritora Alciene Ribeiro, em  24 de janeiro de 2014 em Campo Grande, MS, junto a alguns de seus familiares. Temos, ao centro, dona Izaura, mãe da autora, aos 103 anosDa esquerda para direita: Aparecida, irmã da autora. Ao lado da irmã da autora, a sobrinha Valéria.  Albéres é o terceiro na foto, ao lado da mãe Izaura. Alciene homenageou esse irmão, colocando o nome do mesmo na  expressiva personagem de seu romance Nos beiras da memória, de 1988.  Seu Albéres é o dono da bicicletaria onde é comprada a bicicleta Angusmilda: “Economizamos trocados. A bicicleta só saía da loja do Seu Albéres lá para casa, compromisso selado” (p. 8).

      À direita de dona Izaura, outro irmão da autora, o caçula Zildomar. Ao lado de Alciene, o esposo, Rodolfo Leite de Oliveira.  Homem de notável carreira política, foi vereador e prefeito da cidade de Ituiutaba, no Pontal do Triângulo Mineiro, e teve carreira política também na capital mineira. 

     Rodolfo  sempre esteve presente nas  conquistas de Alciene, como nesta foto, em que ele aparece ao lado de Marcos Tito, deputado estadual, no lançamento da obra Eu choro do Palhaço.  Ao lado da autora está o escritor Ignácio de Loyola Brandão.


                                                                                                                                    Fonte: acervo pessoal da autora.
Ignácio de Loyola Brandão e Alciene Ribeiro, em sessão de
autógrafos no final dos anos 1970, em Ituiutaba, MG.
       Ainda, na foto inicial, ao fundo, e logo abaixo, temos o sobrinho da autora, Rauer Ribeiro Rodrigues, professor universitário e escritor, e que hoje, na UFMS, é o líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida. Entre ambos existe afinidades literárias,  como podemos constatar  através do texto (foto),  em que Alciene faz considerações ao livro Cenas de Amor e paixão, lançado por Rauer em 1997.

                                                                                                                   
                                                                                                                                                          Fonte: acervo pessoal da autora.


        O  texto (original) é composto de duas laudas, e faz parte das Correspondências pessoais do acervo da autora. 


                                                                                               Fonte: acervo pessoal da autora



*  Esses documentos constam do acervo de Alciene Ribeiro, hoje em 
    organização como trabalho de mestrado de Maria Rodrigues do 
    Carmo no PPG-Letras da UFMS de Três Lagoas.