A escritora Alciene Ribeiro lança, neste segundo semestre de 2020, dois novos livros de ficção: minimus (assim grafado, com inicial minúscula e sem acento) e Brazil 2020.
minimus é composto por mais de uma centena de microcontos e se divide em diversas partes, indiciando temas como – para mencionar alguns, e sem adiantar os títulos das partes – a metalinguagem, a intertextualidade, o feminino, o meio-ambiente, a morte.
Brazil 2020 traz quatro contos inéditos que refletem o clima do país com a pandemia. Os contos têm os seguintes títulos: "Arca de Noé", "Paralelas", "Escrava Isaura" e "Emparedada". O livro vem com arte de Renata Sieiro Fernandes, a colagem analógica "Estrondo".
Os dois livros saem pela Editora Pangeia e são divididos com Rauer, escritor que mantém parceria de décadas com Alciene Ribeiro – ver, a este propósito, o "Agradecimento" no livro Mulher explícita, lançado por Alciene em 2019. Mais informações sobre o livro no blog da Editora Pangeia e em < https://editorapangeia.com.br/shop/ >.
Em Brazil 2020 os quatro contos de Rauer também são inéditos: "Um bálsamo", "Na manhã fria", "A última faixa" e "Quarentena". A contraparte de Rauer ao volume minimus tem brevíssimos por título e é também composta por pouco mais de uma centena de microcontos.
Em breve, pois, inicialmente em volumes físicos e em seis meses em e-book, os livros Brazil 2020 e minimus & brevíssimos.