segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Trabalhos sobre a obra de Alciene Ribeiro são apresentados em evento

Palestras, comunicações e projetos sobre a obra de Alciene Ribeiro tiveram palco no 7º Seminário do GPLV - Grupo de Pesquisa Literatura e Vida - e 2º Seminário de Linguística, em encontros que aconteceram nos dias 12 e 13 de dezembro e 16 e 17 de janeiro, no no PPG-Letras Mestrado e Doutorado da UFMS, do Câmpus de Três Lagoas.

No dia 12 de dezembro, a Profª Drª Maria Cristina Cardoso Ribas (UERJ) debateu os projetos de doutorado sanduíche, “A concepção de infância em contos de Alciene Ribeiro”, de Karina de Fátima Gomes, e de mestrado, “Alciene Ribeiro: uma vida registrada em Acervo”, de Maria do Socorro Pereira Soares Rodrigues do Carmo; além do pré-projeto de mestrado, “A consciência do feminino nos contos de Alciene Ribeiro”, de Nathália Soares Fontes.

No dia 16 de janeiro, à tarde, o Prof. Dr. Julio Augusto Xavier Galharte, da UFMS do Câmpus do Pantanal, em Corumbá, apresentou sua leitura do projeto de pesquisa de mestrado “Submissão e servidão: cerceamento do feminino em Alciene Ribeiro”, de Natália Tano Portela.
     
No dia 17 de janeiro, tivemos a palestra "Os desgraçados risos: uma comparação entre Eu choro do palhaço, de Alciene Ribeiro, e ‘Palhaço da boca verde’, de Guimarães Rosa”, proferida pelo Prof. Dr. Julio Augusto Xavier Galharte.
     
       De muito interesse para o atual momento do GPLV, tendo em vista a montagem pelo Grupo de acervo sobre Alciene, foi a Conferência "Acervos literários: a prática, a teoria, a experiência - meu caso de amor com Machado de Assis", proferido pela Profa. Dra. Maria Cristina Cardoso Ribas (UERJ) no dia 13 de janeiro.

    "Registre-se aqui, mais uma vez e sempre", registrou o Prof. Rauer Ribeiro Rodrigues, líder do GPLV, ao encerrar o evento, "o primoroso trabalho de organização do evento pela mestranda Natália Tano Portela e pela Profa. Eunice Prudenciano de Souza, e a efetividade na atuação dos monitores, dos coordenadores de sessões, dos palestrantes e dos demais colaboradores".

    O GPLV realiza dois seminários por ano. Os próximos serão em abril, em  Ituiutaba, Minas Gerais, terra natal de Alciene,  e em novembro, novamente em Três Lagoas. Para verificar detalhes dos eventos anteriores, clique aqui.


       Veja abaixo algumas fotos do 7º Seminário do GPLV e 2º Seminário de Linguística.

Palestra do Prof. Dr. Julio Augusto Xavier Galharte (UFMS/CPAN)

Slide de abertura da palestra do Prof. Júlio

Parte do público da palestra do Prof. Júlio

Integrantes do GPLV durante sessão de comunicação

Prof. Eunice apresenta comunicação

Natália Tano Portela apresenta comunicação
Karina de Fátima Gomes apresenta comunicação sobre a obra de Alciene Ribeiro

Maria do Socorro Pereira Soares Rodrigues do Carmo debate seu projeto de mestrado sobre Alciene Ribeiro


Profs. Dras. Claudete Cameshi e Celina Nascimento apresentam comunicação
Prof. Rauer encerra o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário