domingo, 28 de maio de 2017

TCC traz entrevista inédita de Alciene

O Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, de Juliana Cláudia Amorim, apresentado em 2016 no Curso de Letras do Câmpus do Pantanal da UFMS, sob orientação do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, líder do GPLV – Grupo de Pesquisa Literatura e Vida, traz entrevista inédita com a escritora Alciene Ribeiro. A entrevista foi concedida à acadêmica em março de 2016.
O TCC de Juliana Cláudia Amorim aborda a novela Filho de Pinguço, de 1983, estudando a violência simbólica que cerca as personagens femininas, e tem por título Um suspiro de liberdade: A representação da mulher na novela Filho de Pinguço, de Alciene Ribeiro. As noventa folhas do trabalho dividem-se nos seguintes capítulos: No início, há um choro; A mulher no Brasil; A novela de Alciene Ribeiro; A mulher em Filho de Pinguço; No final há um suspiro.
Conta, ainda, com Anexos e, no Apêndice, a entrevista concedida pela escritora. Na entrevista, Alciene fala de seu processo criativo, da sua trajetória como escritora, afirma que “as mulheres são infelizes e sem liberdade”, fala de seu casamento, e informa que há vinte anos escreve um romance que, no momento, está sendo dividido em dois volumes autônomos.
Para baixar o TCC, clique aqui.
Abaixo, o resumo, o abstract e o resumen do TCC de Juliana Cláudia Amorim.


AMORIM, Juliana Cláudia Teixeira Gomes Borges. Um suspiro de liberdade: A representação da mulher na novela FILHO DE PINGUÇO, de Alciene Ribeiro. Corumbá-MS, 2016. 90 fls. Monografia (TCC, Curso de Letras). UFMS, Campus do Pantanal. Orientador: Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues.

RESUMO
Este trabalho, embasado em pesquisa bibliográfica, versa sobre a temática da mulher na novela Filho de pinguço, de Alciene Ribeiro. Revisitamos a trajetória de algumas mulheres da história feminina no Brasil e descrevemos a obra de Alciene nas nuances em que a mulher é o foco. Analisamos a violência simbólica ― conforme conceito proposto por Pierre Bourdieu ― sofrida pelas personagens femininas, bem como descrevemos a forma em que se dá tal violência. Percebemos que, embora, na novela, se tratem de personagens secundárias, as mulheres retratadas são símbolos da denúncia de um mundo ainda marcado pelo machismo e dominação masculina, patriarcal, que trata a mulher como objeto, a desconsidera como ser pensante e sem direitos reais, ainda que eventualmente os tenha nos códigos jurídicos.
PALAVRAS-CHAVE: Feminismo. Literatura Brasileira. Pierre Bourdieu. Violência simbólica.

ABSTRACT
The paper is based on bibliographical research. It discusses the female theme in the novella Filho de pinguço, by Alciene Ribeiro. We revisit the biography of some women in Brazilian history. We describe Alciene’s text in the nuances in which the woman is the focus. We analyze the symbolical violence – according to the concept proposed by Pierre Bourdieu – endured by female characters in the text. We also describe the way the violence occurs. We notice that, in spite of the fact that the women portrayed in the novella are secondary characters, they symbolize the disclosure of a world marked by sexism and male domination, patriarchal, that treats woman as an object, not considering her a thinking being without real rights, even that occasionally there are in legal code.
KEYWORDS: Brazilian literature. Feminism. Pierre Bourdieu. Symbolical violence.

RESUMEN
Este trabajo, esta basado en la pesquisa bibliografica, es sobre el tema de la mujer en la novela Filho de Pinguço ,de Alciene Ribeiro. La relectura de la carrera de algunas mujeres de la historia feminina en Brasil y describió el trabajo de Alciene los matices que la mujer es el enfoque. Hemos analizado la violencia simbólica - como concepto propuesto por Pierre Bourdieu - sufrida por los personajes femeninos, así como describir la forma en que este tipo de violencia tiene lugar. Nos damos cuenta de que, si bien, en la novela, se ocupa de personajes secundarios, retratados mujeres son símbolos de la queja de un mundo todavía marcada por el machismo y la dominación masculina, patriarcal, es decir a la mujer como un objeto, no tener en cuenta como un pensamiento y no hay derechos reales, aunque posiblemente tenga los códigos legales.

PALABRAS CLAVE: Feminismo. Literatura Brasileña. Pierre Bourdieu. La violencia simbólica.

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