terça-feira, 22 de maio de 2018

INTEGRANTE DO GPLV DEFENDE DISSERTAÇÃO SOBRE ALCIENE RIBEIRO



A integrante do GPLV, Grupo de Pesquisa Literatura e Vida, Maria do Socorro Rodrigues do Carmo defende neste 25 de maio, sexta-feira, às 14h30, no  Câmpus 1 da UFMS de Três Lagoas, dissertação de Mestrado sobre a novela Filho de Pinguço, de Alciene Ribeiro. O trabalho, desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues e Prof. Dr.ª Eunice Prudenciano de Souza, foi realizado a partir do acervo pessoal da escritora Alciene Ribeiro. Trata-se da segunda dissertação defendida em 2018, no âmbito do GPLV, com estudo da obra de Alciene Ribeiro.

A banca será composta pelos Profs. Drs. Rauer Ribeiro Rodrigues (Orientador, Presidente), Amaya Obata Mouriño de Almeida Prado (CTTL/UFMS), Aurora Cardoso de Quadros (UNIMONTES) e Alfredo Ricardo Silva Lopes (CPAN/UFMS, Suplente).

Eis o resumo da dissertação:


RESUMO: Esta pesquisa de mestrado articula-se em três produtos: primeiro, a classificação e catalogação de parte do acervo literário da autora mineira Alciene Ribeiro (1939-); em segundo, a descrição e organização do acervo pertinente à obra analisada; em terceiro, nosso foco principal, a análise da novela Filho de pinguço. A pesquisa tem por substrato elementos biográficos coletados a partir do acervo e, em especial, dezoito documentos que mencionam a novela nas diversas fases de sua produção, da gênese à circulação da obra. Trata-se de uma narrativa lançada em 1983, ano em que recebeu o Prêmio Coleção do Pinto, e que teve novas edições em 1986, 1989, 1991, 1992 e 1995. A autora teve intensa produção ficcional nos anos 1970-1980, produção que decaiu na ‘década’ de 1990-2000 e que agora vem tendo uma anunciada nova leva de textos para vir à luz. Ao recebermos a parte do acervo que compõe esta dissertação, registramos o material recebido e, em seguida, o organizamos e catalogamos conforme orientações contidas no Manual de Organização do Acervo Literário de ÉricoVeríssimo, Bordini (2014). O acervo é composto por 891 documentos, dos mais diversos tipos, tais como correspondência ativa e passiva, dedicatórias, entrevistas, fotografias, memorabilia, livros, prêmios, contratos. Para a análise da novela, foram utilizados aspectos das teorias da narrativa, alicerçada em três elementos: personagem, espaço e tempo.
Palavras-Chave: Alcoolismo. Criança. Literatura Brasileira. Memória documental. Mulheres.


CARMO, Maria do Socorro Pereira Soares Rodrigues do. A esperança é um doce: Filho de pinguço no acervo de Alciene Ribeiro. Três Lagoas, 2018. 240 fls. Dissertação (Mestrado, Estudos Literários) – UFMS/CPTL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário