sábado, 22 de junho de 2019

Vozes do feminino em Alciene Ribeiro



VOZES DO FEMININO EM ALCIENE RIBEIRO
- Resenha do livro Mulher explícita -



Mara Ribeiro 


       O livro Mulher explícita (PangeiaEditora, 2019) desvela de tal modo o talento e a sensibilidade da escritora mineira Alciene Ribeiro que me parecem poucas as palavras para demonstrar a qualidade desses contos, maturados entre os anos 1970 e nossos dias. 

 Em síntese, talvez eu não consiga me expressar à altura da qualidade da obra, da realização poético-narrativa de uma escrita em que o feminino borda, desborda e transborda.

Os contos de Alciene surgem como uma explosão: chocam, encantam, são líricos, são brutais.

Acima de tudo, acho que todas nós, mulheres, nos encontramos neste Mulher explícita, e nos reconhecemos em vários momentos nas narrativas do livro.

Anseios, frustrações, alguma alegria, coragem ─ as vivências femininas se alternam em profusão.

Há, em Alciene Ribeiro, conhecimento e reconhecimento profundos do que é ser mulher, em todas as nuances, em todas as épocas.

E ela, a cada conto, a cada linha, faz enfrentamento, realiza com os arquétipos do feminino desafios narrativos vários, face a face, e atualiza o significado de ser mulher, sempre, no aqui e no agora, tanto no que se refere ao Brasil profundo quanto no que se refere ao patriarcado da  civilização ocidental helênico-cristã.

E necessário aplaudir essa obra e à Alciene, escritora peculiar, precisa, dona de estilo pessoal, único, e de visão de mundo humanística, em que a sororidade e a empatia não obscurecem o humano que lateja nas suas personagens.

Alciene Ribeiro é uma inspiração para as mulheres e para os homens em um tempo sem epifanias em que tanto precisamos do que conduz a mão da escritora no Mulher explícita: a luz da sabedoria. 


MARA RIBEIRO
Publica poemas no Instagram e no Facebook; 
nasceu em Ribeirão Preto, SP, em 1967; 
na adolescência, residiu em Ituiutaba, MG;
desde 1990, reside em Campo Grande, MS.

Para mais informações sobre o livro, clique

Nenhum comentário:

Postar um comentário