segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Integrante do GPLV faz Exame de Qualificação com trabalho sobre Alciene Ribeiro


      A mestranda do GPLV, Maria do Socorro Pereira Soares Rodrigues do Carmo, com o trabalho A esperança é um doce: o acervo de Alciene Ribeiro, o pai bêbado e o filho do pinguço sob orientação dos professores Rauer Ribeiro Rodrigues e Eunice Prudenciano de Souza –, faz seu Exame de Qualificação na UFMS, Câmpus 1 de Três Lagoas, em 22 de fevereiro de 2018, em banca presidida pelo professor Rauer Ribeiro Rodrigues, sendo arguidoras as professoras Marlene Durigan e Cristiane Rodrigues de Souza.

      O resumo do trabalho pode ser conferido abaixo:

RESUMO: Esta pesquisa de mestrado articula-se em três produtos principais: o estudo de uma novela da autora mineira Alciene Ribeiro (1939- ), a classificação e catalogação de parte do acervo literário da escritora e a descrição e organização do acervo pertinente à obra analisada. O primeiro tem por substrato elementos biográficos coletados a partir do acervo e, em especial, dezoito documentos que mencionam o livro *_Filho de Pinguço_* nas diversas fases de sua produção, da gênese à circulação da obra. Trata-se de uma narrativa lançada em 1983, ano em que recebeu o prêmio _Coleção do Pinto_, e que teve novas edições em 1986, 1989, 1991, 1992 e 1995. A autora teve intensa produção ficcional nos anos 1970-1980, produção que decaiu na década de 1990-2000 e que agora vem tendo uma anunciada nova leva de textos para vir à luz. Ao recebermos essa parte do acervo, registramos o material recebido e, em seguida,nós o organizamos e catalogamos conforme orientações contidas no _Manual de Organização do Acervo Literário de Érico Veríssimo_, de Maria da Glória Bordini (2014). São documentos dos mais diversos tipos, tais como correspondência ativa e passiva, dedicatórias, entrevistas, fotografias, memorabilia, livros, prêmios, contratos. Para a análise da novela, foram utilizados aspectos das teorias da narrativa, em especial as categorias da narrativa, permitindo-nos concluir que Alciene Ribeiro trata seus personagens com genuína compaixão e acredita que a humanidade pode purgar seus desvarios, pois há sempre esperança de um momento novo que signifique o fim das amarguras pretéritas.

Palavras-Chave: Literatura Brasileira. mulheres. Memória documental.  Catalogação. Classificação. Alcoolismo. Criança.


CARMO, Maria do Socorro Pereira Soares Rodrigues do. *_A esperança é um doce: o acervo de Alciene Ribeiro, o pai bêbado e o filho do pinguço_*. Três Lagoas, 2018. 209 fls. Dissertação (Mestrado, Estudos Literários) – UFMS/CPTL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário