A pesquisadora Natália Tano Portela, integrante do GPLV, da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul, defende, dia 22 de fevereiro de 2018, às 14:30h,
no Câmpus 1 da UFMS/CPTL, a dissertação Três Facies da mulher em contos de
Alciene Ribeiro, sob orientação dos professores Rauer Ribeiro
Rodrigues e Eunice Prudenciano de Souza.
A banca de mestrado será composta pelo professor Rauer Ribeiro Rodrigues
(UFMS) e pelas professoras Aurora Cardoso de Quadros (UNIMONTES) e Ana
Lúcia Espíndola (UFMS).
Eis o resumo da dissertação:
RESUMO: Esta pesquisa tem como
objetivo geral a identificação de diferentes qualidades de personagens
femininas na obra de Alciene Ribeiro a partir da forma como são apresentadas
nas narrativas. O recorte do corpus é composto por nove contos dentre os 61
publicados em livros: "Menina-Nuvem"; "Piquitita"; "O
inventor de flores"; "Lar doce lar"; "Transa";
"Ave Maria das Graças Santos"; "A ponta do novelo";
"Mulher em recesso" e "Vinte anos de Amélia". Selecionamos
três contos com protagonistas que integrassem cada um dos perfis traçados a
partir da faixa etária e nível de liberdade da personagem. Partimos do
pressuposto de que as personagens femininas nos contos de Alciene Ribeiro
passam por um percurso de socialização em que as meninas, nascidas livres, são
submetidas a regimes de normalização e assimilação de comportamentos, tal como
postulado por Simone de Beauvoir em O segundo sexo e por Elena Gianini Belotti
em Educar para a submissão. Em seguida, na fase adulta, as personagens passam
por um período de performance dos comportamentos internalizados sob o jugo da
dominação masculina descrita por Pierre Bourdieu, para, anos depois, terem uma
espécie de tomada de consciência que as fazem buscar sua liberdade. Em razão
das especificidades do gênero conto, não é possível perceber uma mesma
personagem passando por todos esses estágios; no entanto, encontramos um padrão
que demonstramos ao longo da dissertação. Para tanto, fizemos uma leitura do
corpus a partir do princípio do iceberg, de Ernest Hemingway, e das “Teses
sobre o Conto”, de Ricardo Piglia, além do palimpsesto na literatura de autoria
feminina, conforme descrito por Sandra Gilbert e Susan Gubar.
Palavras-chave: Conto; Literatura
Brasileira; Literatura de Autoria Feminina; Mulher; Violência.
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